sábado, 7 de fevereiro de 2009

Doer





Um dia desses, esses de uma luz despretensiosa, ouvi uma conversa da minha janela: ‘algumas vezes, deixo a dor em casa e levo meu sorriso mais leve e manso para passear’. Lembrei-me daquela vez que apertei o dedo na porta do armário. Senti uma dor pungente, lancinante e, impensadamente, segurei o dedo firmemente com a outra mão, levei-o entre os lábios, passei a língua sobre ele, umedecendo-o, mas o calor da minha boca não pôde abrandar o que sentia. Olhei para meu dedo e a pressão que exercia sobre ele deixou-o mais vermelho ou talvez tenha sido a pancada. Tanto faz. Conturbada, pensei: ‘isso é a dor’. Era uma dor pura, clara, tão inteira que ocupava todos os meus pensamentos. Só podia pensar na dor, sentir a dor, viver a dor. Deitei-me sobre a cama e apoiei meu dedo latejante abraçado pela palma da minha mão sobre o peito e ali fiquei por alguns instantes. Vivenciar a dor nem sempre é uma experiência ruim. É bom poder perceber que a dor começa intensa e vai diminuindo, ela aparece inesperadamente como um raio e vai embora lentamente como uma tempestade. Assim ela se foi, deixando uma mancha levemente azulada sob a minha pele, que no outro dia era verde; e no outro, amarela; e no outro, nem existia mais. Ela se foi sem deixar marcas. E hoje, nem me lembraria mais se não tivesse sido por essa conversa que ouvi despretensiosamente. Então, também peguei meu sorriso mais leve e manso e saí pra passear pelas ruas que cheiravam a outono, porque quando me lembro que seus olhos se apertam enquanto seu sorriso se abre, meu coração se aquieta e não há dor que me arranque essa felicidade.

Juliana Varaschin
Foto: Gustav Klimt (1862-1918)

3 comentários:

.: Casa da Mãe Joana :. disse...

eeeeeeeeeeeeee

Não, não vamos mais sumir.... e por falar em sumir, donde andas usted? (gostou do meu español?)

Eu acho que esse texto é o meu favorito. Olha o meu perfil o orkut.

Beijocas amorosas :****

Ainá Vietro disse...

tem um memê te esperando no meu blog
:)
hohoho

Anônimo disse...

Que texto mais lindo!!! apaixonante